segunda-feira, 16 de maio de 2011

Erro de Leitura


Uma notícia, na semana passada, chamou a atenção, em particular, aos que se interessam pelos fenômenos da Sociedade em Rede, na precisa e aprofundada investigação de Manuel Castells. Uma adolescente de 14 anos é estuprada, no município maranhense de Paço do Lumiar, por sete homens que não se contentam com a barbaridade cometida e filmam o crime pelo celular.
Incluo-me no rol dos que fazem apologia à enxurrada de processos de interconexão mundial, com sua profusão de meios tecnológicos e redes sociais, proliferando tendências, comportamentos e diferentes formas de expressão. Mas há de se observar, com apurado senso perscrutador, os efeitos ainda poucos estudados do fenômeno da convergência das mídias – em especial no que se refere ao comportamento humano.
A Modernidade Líquida, segundo Baumant, alterou, profundamente, os contornos culturais das sociedades. O antropólogo Clifford Geertz afirma que “são as falhas e as fissuras que parecem demarcar a paisagem da identidade coletiva”. Giddens, por sua vez, põe mais combustível na fogueira e diz que o planeta, “em vez de estar cada vez mais sob nosso comando, parece um mundo em descontrole”.
E, embora todos os desdobramentos complexos e suas implicações, o termômetro das oscilações contemporâneas absorve a temperatura adequada ao desabrochar de mosaicos culturais, de procedimentos sinérgicos, intercâmbios de conhecimentos e costumes, fusões de multiplicidades que possibilitam transformações promissoras, quando estas se traduzem em legítimas formas de expressão das identidades e quando as ferramentas e seus recursos se convertem em estímulo ao aprendizado e como meios de democratização dos saberes. É a tal Ecologia Cognitiva, compreendida por Pierre Levy, possibilitando compartilhar conhecimentos, em larga escala, em uma Megarrede Comum.

A caquética questão local - incrustada em meio à explosão das novas formas de compartilhamento de informações e valores - continua sendo a ausência de iniciativas criativas, de políticas culturais e educacionais, em sincronia com a contemporaneidade acelerada, e de uma agenda permanente em favor do despertar ou do aprimoramento dos sentidos mais elevados. E não basta, simplesmente, tecer considerações em torno da brutalidade, da patologia psíquica dos jovens estupradores-cinegrafistas. A lacuna deixada por programas de desenvolvimento humano tem sua enorme parcela de culpa na ociosidade da juventude perversa.
O livro Da favela para o mundo, sobre as experiências culturais desenvolvidas pelo grupo AfroReggae, no Rio de Janeiro, registra o momento em que um rapaz da comunidade Vigário Geral saía para participar de um assalto, mas atraído por uma batucada, pediu licença aos colegas bandidos, “escapou da morte e recuperou o direito à vida”. Iniciativas como um concurso de blogs com a melhor redação, em uma escola pública de São Paulo e uma biblioteca-jumento, no sertão pernambucano, que percorre municípios emprestando livros, em meio à aridez literária, são exemplos das viáveis, variadas e possíveis formas de incentivo ao crescimento, em sentido lato.
     No Maranhão-ao-Deus-dará, onde escasseiam programas de incentivo cultural a jovens e adolescentes, dados da PNAD/IBGE 2009 apontam que o analfabetismo ainda atinge o patamar 19,1 %, na população de de 15 anos ou mais. E basta um passeio na sexta-feira à noite, na escadaria do teatro João do Vale, na Praia Grande, para presenciar o consumo exagerado de álcool entre meninos e meninas, alguns ainda fardados do tédio de suas escolas. Enquanto isso, as portas da arte como educação continuam fechadas, as bibliotecas mal equipadas e pouco frequentadas e os refrões que mais atraem multidões de rapazes e mocinhas ainda são similares ao daquela banda de forró eletrônico: “cair, beber e levantar”.














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