segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Blogueiros do Maranhão: Davis contra Golias na Comunicação




Nas primeiras horas da manhã de sábado, eu e uma pequena comitiva de guerrilheiros da comunicação pegamos a estrada rumo ao município de São Mateus, localizado a 180 km de São Luís, para participar do I Encontro de Blogueiros do Maranhão. Não poderia ser mais sugestivo que o evento fosse realizado na cidade que tem o nome do apóstolo ao qual é atribuída a autoria do primeiro evangelho cristão. Evangelho, do grego evangelion, significa “boa nova”, “boa notícia”.
Para quem enfrentou, de 2004 a 2006, um desafio sem precedentes na história da Comunicação do Estado, participar de um encontro que reuniu a força dos pequenos proprietários da notícia trouxe um significado especial. Há algum tempo tenho, confessadamente, reverenciado as possibilidades de democratização da comunicação, oferecidas pela Internet. Se não plenamente de democratização, mas pelo menos de contraponto às tradicionais formas de manipulação da informação, concentrada no monopólio dos grandes veículos. As leituras das obras do sociólogo espanhol Manuel Castells, autor de A sociedade em rede, entre outras, só fizeram ampliar ainda mais essa percepção, que cresce em proporções semelhantes às redes sociais e às ferramentas como blogs, sites, portais, MSN, Facebook, Sonico, Orkut e outras.



Citando o professor Albino Rubim, o jornalista Márcio Jerry definiu com exatidão o paradoxo entre a Idade Mídia e a situação social de um Maranhão que ainda rasteja, em diversos aspectos, pela Idade Média. Aproprio-me da fala do colega para descrever como sendo este o maior sentido de um encontro de blogueiros num Estado em que, há três anos, tivemos que recorrer à comunicação alternativa para divulgar informações de interesse público e apelar aos mecanismos de contra-informação, frequentemente usados em regimes de exceção. Com o fenômeno dos blogs e a possibilidade de formar redes, acrescidos das características de interatividade, instantaneidade e convergência das mídias, uma comunicação compartilhada e cada vez mais horizontal começa a desafiar a hegemonia da Midiabólica. Como os vietnamitas na guerra contra os norte-americanos, os pequenos Davis agora ameaçam o gigante Golias. Pela ousadia de Jônatas Carlos (São Mateus em Off), de São Mateus, pela dedicação de Ludwig Almeida e Ademar Sousa (Tribuna do Maranhão), de Timon e de tantos outros, o nosso reconhecimento e incentivo.









Mais links sobre o evento:
http://www.tribunadomaranhao.com.br/noticia/primeiro-encontro-de-blogueiros-do-maranhao-3287.html






























































































4 comentários:

  1. Só uma correção Companheira Regina, onde tem escrito TRIBUNA DA IMPRENSA, é TRIBUNA DO MARANHÃO, só essa correção. Grato

    ResponderExcluir
  2. Já devidamente retificado, caros companheiros!

    ResponderExcluir
  3. Oba minha amiga, sou de São mateus infelsimete estive somnte a tarde, no encontro, muitissomo preveitoso, foi um pequeno passo, ja estamos mais interligados parabens pel oseu blog , da uma olhda no meu e faz um comentario por favor. um forte abraço digital

    ResponderExcluir
  4. menina da uma olhada na postagem quie fiz sobre a santa preta e branca de nossa cidade. ficou boa. é a santa ( nao canonizada) de nossa cidade.

    ResponderExcluir